quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Cresce número de vendas de importados com aumento do IPI


Foto da Internet
Apesar do vaivém do IPI, as importadoras ainda vivem um bom momento no país. Tanto é que, na comparação com outubro de 2010, quando foram emplacados 10.562 veículos, o crescimento do último mês foi de 25,6%, com 13.264 unidades.
No acumulado de janeiro a outubro, a expansão é de 98,3% sobre o mesmo período de 2010, com 165.114 unidades vendidas. O volume representa 5,92% do mercado brasileiro de veículos. "Essa participação não é nada, IPI não pode virar barreira alfandegária", diz o presidente da Abeiva e presidente da Kia do Brasil, José Luiz Gandini. "O problema é que nossos preços, mesmo com a alíquota de importação de 35%, eram competitivos e as montadoras locais foram obrigadas a baixar os preços delas."
A Abeiva desmentiu um boato de que o aumento do IPI seria adiado para 2016 e também diz que não foi informada sobre como serão os acordos com as marcas que anunciaram fábrica no país, como as chinesas Chery e JAC Motors. No entanto, a associação apresentará um estudo para o governo na tentativa de mudar a decisão. "Quem mais importa no Brasil são as próprias montadoras", destaca Gandini.
Foto Angelo Tavares
Os importados só sofreram queda nos números referentes a comparação entre setembro e outubro, as vendas caíram 41,2%. Ao todo, 13.364 unidades foram emplacadas no mês passado contra 22.569 no anterior. "O consumidor está bastante desorientado, porque foram muitas notícias, inclusive a do adiamento do reajuste", afirma o vice-presidente da Abeiva e presidente da Audi do Brasil, Paulo Sergio Kakinof. A suspensão do aumento do IPI foi determinada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no último dia 20, para que a medida do governo federal cumpra o prazo de 90 dias, a partir de sua publicação, para entrar em vigor.
Acredita-se que, até 15 de dezembro, quando o aumento do IPI entrará em vigor haverá um movimento de antecipação das vendas por parte dos clientes, mas não como o visto em setembro, quando a comercialização ainda cresceu.
"Não sabemos qual será a intensidade deste movimento, mas isto não significa que o volume será tão alto quanto o pico de setembro", avalia Kakinof. "Setembro foi forte porque foi quando houve o anúncio e as pessoas anteciparam as compras."

Para o representante da entidade, esse movimento dificulta, inclusive, fazer projeções para 2012. "Cada marca negocia com sua matriz, no momento, qual será a estratégia de preço", diz Kakinof. A associação projeta fechar 2011 com 200 mil unidades vendidas.

Um comentário:

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